DATA DE CONSTITUIÇÃO: 5 de março de 2002
DATA DE INAUGURAÇÃO: 7 de agosto de 2002
19 DE JUNHO DE 2007 - Nova administração
8 DE AGOSTO DE 2005: Certificado de Qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), pelo Ministério da Justiça

A Profomento Serviços Financeiros é uma associação qualificada como Organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça desde 8 de agosto de 2005,  sem fins lucrativos e econômicos, constituída no dia 5 de março de 2002. Na época, já haviam sido constituídas outras 14 agências similares pelo Estado de Santa Catarina. Fazia parte do Programa de Crédito de Confiança do Estado de Santa Catarina implementado pelo BADESC (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A.), e hoje atua com o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado (PNMPO) instituído e controlado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

  Os sócio-fundadores fazem parte das seguintes entidades que assinaram o livro de presença da Assembléia de Constituição: São Sócios fundadores da PROFOMENTO as seguintes entidades que assinaram o livro de presença da Assembléia de Constituição: Associação de Micro e Pequenas Empresas de Brusque – AMPE, Associação Empresarial de Brusque – ACIBr, Prefeitura Municipal de Brusque, Prefeitura Municipal de Botuverá, Fundação Educacional de Brusque – FEBE, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Brusque, SEBRAE/SC, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Brusque, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL, Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina – FAMPESC, BADESC, Lions Clube Berço Fiação, Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina – FACISC, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL, Radio Cidade, Radio Diplomata, Associação Comercial e Industrial de Nova Trento – ACINT, Prefeitura Municipal de Guabiruba, OAB – Subseção Brusque, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Regional Brusque, Polícia Militar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Botuverá, Sindicato dos Contabilistas de Brusque.

  Os objetivos da Profomento consistem na promoção do desenvolvimento econômico e social, através da concessão de crédito por modelo alternativo, visando a criação, crescimento e consolidação de empreendimentos de micro e pequeno porte, dirigidos por pessoas de baixa renda, visando o desenvolvimento econômico e social e o combate à pobreza (Lei 9.790/99, inciso 8º e 9º do art.3º).

  No dia 7 de agosto de 2002, iniciaram-se as atividades da Agência, com a inauguração da entidade e entrega do primeiro cheque da primeira liberação contratada. Com sede na Rua Azambuja, nº214 Shopping Z, 3º andar, em Brusque, a organização tinha como Presidente do conselho de Administração o Sr. Luiz Carlos Rosin, representante da FAMPESC, e como Diretor executivo o Sr. Solon Giovanni Coelho de Souza Rigon. Na época, o quadro de funcionários era composto por um gerente administrativo, três agentes de crédito e uma estagiária.

  No ano de 2006, a Profomento passou por um período de intervenção, sendo que os representantes da Agência de Fomento de Santa Catarina (BADESC) dirigiram a instituição até junho de 2007, quando foi realizada a eleição para posse de novo presidente para o Conselho de Administração. Na data, foi eleita a FACISC, que indicou como representante o Sr. Murilo Gouvêa dos Reis, tendo como  vice-presidente o Sr Carlos Venzon, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Botuverá.

Em outubro do mesmo ano, a sede da Agência mudou-se para o novo endereço, na Rua Hercílio Luz, nº357, Centro de Brusque. A partir desta data, também foram instituídos Postos Avançados em cidades vizinhas: em Nova Trento junto à Associação Comercial de Industrial de Nova Trento (ACINT); em Guabiruba, junto à Prefeitura de Guabiruba; em Botuverá, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Botuverá; e em Balneário Camboriú, no Centro Empresarial 500.

Após os dois anos do mandato da FACISC, ocorreram novas eleições passando o cargo da presidência à Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), com o representante Ademar Sapelli, que finalizou seu mando após 1 ano e meio, encerrando-se em 31/12/2010, para que o ano contábil coincidisse com o ano civil. Neste período foram fechados os postos de Balneário Camboriú, Guabiruba e Botuverá, revendo-se o planejamento de expansão anteriormente adotado. Em 01/011/2011 tomou posse novamente a ACIBr, indicando porém um novo representante para o cargo, na pessoa de Cândido Horácio Godoy, cujo mandato correu até 31/12/2012. Durante seu mandato, a Profomento mudou-se novamente para o seu atual endereço na Rua Adriano Schaefer, nº182, no Centro de Brusque. Também a partir do mês de agosto de 2011 a Profomento passou a integrar o Programa Juro Zero, subsidiado pelo Governo de Santa Catarina em parceria com o SEBRAE e BADESC, atendendo especificamente os Micro Empreendedores Individuais.

Em 01/01/2013 toma posse então a Rádio Cidade de Brusque, com seu representante Aldo Antônio Fachinello, cujo mandato iria até 31/12/2014, tendo porém sido reconduzido ao cargo com a nova eleição que manteve a Radio Cidade à frente da presidência da Profomento.

Com as mudanças, ocorreram também alterações, como ampliação do quadro de funcionários, novos produtos oferecidos, e também revisou o planejamento estratégico com instituição de novos projetos e metas. A partir de junho de 2015 foi reaberto um posto de atendimento na cidade de Itajaí para atender a demanda de clientes da região do litoral de Santa Catarina, tendo sido destacadas três agentes de crédito para atendimento na região, retomando os planos de expansão da agência.

  Atualmente, a Profomento atende todo o estado de Santa Catarina, mas mais especificamente por questões logísticas a região do Vale do Rio Itajaí e Vale do Rio Tijucas, oferecendo microcrédito para profissionais autônomos, empresas formais e informais de baixa renda.